Entenda a reprogramação da ECU do seu veículo!

reprogamacao_ecu

Entenda a reprogramação da ECU do seu veículo!

Aqui na Made For Street o nosso compromisso é o comprometimento, porém, nos dedicamos em informar ao nossos clientes sobre os nossos serviços, isso inclui a reprogramação da ECU!

Afinal, o que é uma ECU?

A ECU (Eletronic Control Unit) é um computador que recebe dados do veículo por sensores. Por exemplo, todos os carros atualmente possuem a injeção eletrônica, que por sua vez é controlada pelo computador, a ECU.

Ela é programada para receber os sinais dos sensores, lê-los, analisar, e por fim decidir quais os parâmetros mais adequados para o seu veículo.

Por exemplo, a quantidade de combustível que será injetada, o momento de ignição, pressão do trabalho da turbina e os limitadores de torque. Estes são os principais parâmetros de funcionamento do motor que são calibrados pelo fabricante com base no desenvolvimento do carro, e por sua vez, estão gravados na memória da ECU.

Agora, a reprogramação da ECU

Bom, agora que temos ideia do funcionamento da ECU, podemos pensar sobre a reprogramação da mesma.

Atualmente, esta reprogramação se tornou um serviço requisitado para se obter um ganho de desempenho do veículo por vários motivos. Dentre eles, a execução relativamente rápida, baixo risco de quebra de motor, entre outros.

Para entendê-la, vamos do início: Antigamente os veículos não possuíam tantos componentes eletrônicos como os de atualmente. O carburador era o responsável por alimentar o motor com a mistura de ar e combustível. Por outro lado, o distribuidor era o responsável por definir o momento correto da ignição em cada cilindro.

Se quisesse um aumento de performance, ela seria seguida de ajustes detalhados no carburador e no distribuidor. Tudo isso para adequar a alimentação do combustível e a ignição ás novas condições impostas ao motor.

Com a criação da injeção eletrônica, veio a ECU, um “cérebro” para fazer o controle destes parâmetros. Sendo assim, possível aumentar a entrega de potência e torque apenas modificando ela.

Resultado da Reprogramação

Temos diferentes tipos de remap, onde preparamos os carros para a rua ou pista. Os diferentes tipos são chamados de Stages, com início no 1, uma modificação mais amena, para carros de rua. Indo até o Stage 3, onde buscamos um ganho significativo na potência e torque, mirando o uso em uma pista.

Trata-se de um processo detalhado e extenso, pois todas as modificações devem ser testadas á exaustão, além de muito critério, garantindo que o aumento do desempenho será linear e não haverá riscos de quebra de componentes originais.

Se você deseja saber mais detalhes sobre a nossa reprogramação de ECU ou sobre os resultados que conseguimos no seu veículo, entre em contato conosco, será um prazer recebê-lo e esclarecer todas as suas dúvidas.

Comente

WhatsApp chat