ECU – Entenda o que ela é
Muitas pessoas ainda não sabem do que se trata, realmente, uma ECU (Eletronic Control Unit). Veja nesse artigo que a Equipe da MadeForStreet preparou para você! Além disso, não deixe de conferir nossos outros artigos, onde explicamos mais sobre a Reprogramação. Veja este post para elucidar suas ideias e partir para um remap em seu veículo!
O que é uma ECU?
Em primeiro lugar, a ECU é, essencialmente, um módulo de injeção eletrônica, que trabalha ativamente no motor. Em outras palavras, ela é responsável pelo controle da injeção eletrônica. Além disso, também é responsável por outras variáveis que garantem o bom funcionamento do motor. Por exemplo, tempo de ignição, pressão de trabalho da turbina e limitador de torque. Portanto, por serem esses os principais parâmetros de operação do motor, eles serão calibrados pelo fabricante do veículo. Como mencionado anteriormente, a ECU também é responsável pela injeção correta de combustível para a combustão. Em outras palavras, ele controla a mistura com base na relação ar-combustível.
Sendo possível enriquecer essa mistura de forma adequada, resultando em maior desempenho do motor. Por outro lado, também o tornará pobre. Em outras palavras, ele produz menos potência do que a potência real que o motor pode fornecer. No entanto, todos esses dados são obtidos com base em amplo desenvolvimento. Além disso, eles também são registrados na memória da ECU do veículo.
Todos esses parâmetros são definidos durante o desenvolvimento do veículo, no entanto, muitas vezes o motor opera abaixo da sua capacidade real. Por isso, existe o Remap de ECU, onde técnicos especialistas reprogramam esses parâmetros para melhor aproveitar o motor, além de outros benefícios.
Remapeamento de Motor
Para efetuar esta reprogramação, o técnico conecta através da porta OBD do veículo, assim, podendo substituir os dados que comandam a ECU. Ou seja, resultando em um mapa totalmente customizável do motor. Aumentando o desempenho do motor. No entanto, todas estas alterações devem ser realizadas com total comprometimento, sendo necessário muitos testes, assim garantindo as melhoras projetadas. Vale ressaltar que fica a critério do consumidor analisar os ganhos e decidir pela Reprogramação de ECU que mais se adequa ao seu perfil. Todos parâmetros são modificados com o objetivo de aumentar a entrega de torque e potência em determinadas situações e também adequar o funcionamento do motor aos upgrades mecânicos instalados.
Além disso, vale ressaltar que os ganhos projetados podem requerir algumas modificações no veículo original. Ou seja, isso fica claro quando falamos sobre os stages de reprogramação, os quais já falamos aqui no blog. Isso porque, qualquer aumento de potência requer, por exemplo, modificações para que o veículo consiga aguentar esta nova condição de desempenho.
Quer saber quanto vem de melhoria em seu veículo? Consulte nosso catálogo, ou entre em contato com a Equipe da MadeForStreet!